NOTÍCIAS

ASSEMPLES COMEMORA SEU 5º ANIVERSÁRIO

30 de Ago de 2019

Num coquetel, com ambiente descontraído, a Assemples celebrou os 5 anos de existência no Espaço Gourmet da Composé, no último dia 30 de agosto, com a presença de vários associados e autoridades, dentre elas o Deputado Estadual, Fabrício Gandini.

O encontro foi a oportunidade de confraternização entre os lojistas que compõem a associação. O Gerente Financeiro e Tesoureiro da Assemples, Glaicon Luppi Baptista deu início ao evento dando as boas vindas enfatizando que "a Leitão da Silva é um ponto de referência de material de construção e de negócios para o todo o Espírito Santo". Dando seguimento às falas, o Vice-Presidente da Assemples, Sr. Bruno Denardi fez menção ao 5º aniversário lembrando que "o encontro dever ser muito comemorado por todos, pois, a união dos lojistas irá fortalecer cada vez mais a associação, não apenas pela ocasião da obra, mas pelos objetivos almejados pelos lojistas." O Tenente Coronel Geovani, da Policia Militar do Espírito Santo, reforçou a importância do apoio aos empresários "que unidos formam a força propulsora do empreendedorismo no País", finalizando com os cumprimentos aos presentes.

Veja mais

ATÉ QUANDO?

21 de Jul de 2019

Até quando? Uma simples pergunta. Contudo, representa muito para quem vive com uma obra no "pé" há mais de cinco anos. Traz um sentimento de indignação por um projeto sem precedentes na capital do Estado do Espírito Santo em que tantos atropelos inexplicáveis, culminaram com um atraso incabível. Qualquer projeto que se delonga o prazo inicial concebido, traz prejuízo. Prejuízo financeiro. Prejuízo de imagem. Prejuízo para os usuários. Prejuízo para os comerciantes locais nem se fala.

Por que tanta demora? Não falta em quem colocar a culpa. O governo do Estado. A prefeitura da Capital. O DER. A Cesan. A EDP. A chuva. As pedras. A copa. Os feriados. As greves. Etc. E o tempo passa.... passou mesmo. Cinco anos se passaram. Agora, vem a promessa "certeza" que em novembro de 2019 estará entregue. Entregue pode até ser, mas pronta não. As ruas transversais precisam de atenção e cuidado.

Houve uma drástica alteração na rotina dos comércios locais com o estrangulamento do estacionamento frontal devido a ampliação da via para uma terceira faixa e uma pista no vão central pra bicicletas. Estacionamento estes antes, legitimamente autorizados de acordo com o projeto de construção antiga das edificações, agora estrangulados pelos afastamentos dos postes.

A avenida Leitão da Silva tem uma vocação comercial muito forte. Pulsa produtos de material de construção. É capaz de fornecer ao consumidor tudo para concluir sua obra de construção e reforma, atraindo inclusive consumidores de outros municípios. Este cliente não vem de bicicleta e nem de ônibus. Ele precisa estacionar o seu carro, e o lojista precisa abastecer a sua loja com mercadorias com uma eficiente carga e descarga. Até quando discursos sem efetividade continuarão a não fazerem as coisas acontecerem?

Precisamos de decisão. Precisamos de apoio dos governantes e legisladores. Precisamos por exemplo, pelo menos, manter os estacionamentos longitudinais ao longo da avenida Leitão da Silva. É questão de sobrevivência. Se não, vamos aguentar até quando?

www.assemples.com.br

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA NA LEITÃO

17 de Abr de 2019

No dia 17 de Abril de 2019 tivemos mais uma importante reunião da Assemples. Estavam presentes o diretor do DER Luiz Cesar Maretto Coura, o Capitão Fernando Habib Sampaio da 3a cia da PM de Vitória que atende a Leitão da Silva, que apresentou um estudo detalhado do mapa da criminalidade na nossa região, inclusive ações de combate e prontidão do comando militar. Todos participaram e tiraram suas dúvidas e ao final da apresentação parabenizaram a PM capixaba.

Diante da platéia de vários Associados e representantes governamentais, o Sr. Luiz Maretto confirmou o compromisso das datas já informadas mês passado na Assemples, que até 31/05/2019 já teremos asfalto da Pólen até o Cias e que até 30/11/2019 a obra será entregue. Todos se mostraram confiantes com o compromisso reforçado. Os presentes agradeceram o compromisso da administração pública.

Ainda, foi noticiado aos presentes o estudo para o primeiro PEDALAÇO ASSEMPLES, por um comércio mais forte! Todos acharam um ótimo evento e desejam participar.

Veja mais

ASSEMPLES APERTA GOVERNADOR EM VISITA ÀS OBRAS DA LEITÃO

13 de Fev de 2019

O governador Renato Casagrande (PSB) prometeu que o Governo do Estado vai entregar as obras da Avenida Leitão da Silva, em Vitória , até o mês de novembro de 2019. Ele visitou os trabalhos na manhã desta quarta-feira (13) e garantiu que o governo tem condições de entregar a via pronta neste prazo.

O primeiro trecho a ser liberado é entre a Rua Dona Maria Rosa e a Rua das Palmeiras. A liberação nesta parte acontece até o início do mês de abril. Nesse trecho houve um adiamento, já que na semana passada o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Luiz Cesar Maretto, afirmou para a rádio CBN Vitória (92,5 FM) que as obras seriam entregues até o final deste mês.

Até a próxima semana serão iniciadas as obras entre a Avenida César Hilal e a Beira-Mar, onde haverá intervenção na calçada e construção de ciclovia no canteiro central. Não haverá interdição da via, de acordo com o DER-ES, apenas será usado um trecho de uma das três faixas para a passagem de pedestres, com reforço na sinalização e colocação de cercas. O prazo dessa parte será de 90 dias.

Já o trecho entre a Avenida Rio Branco e Avenida César Hilal, começam até o início de março. Segundo Casagrande, mesmo com obras ainda iniciando, o governo tem condições de entregar totalmente a avenida em novembro.

"Temos condições financeiras de fazer até antes, mas a operação da empresa exigirá um prazo maior. Estou cravando o mês de novembro, que é o que temos condições de fazer a entrega dessa obra, como conversei com o diretor do DER-ES", garantiu Casagrande.

PREJUÍZOS

O presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Leitão da Silva, Welington Gonçalves dos Santos, declarou que cerca de 40 comércios foram fechados desde o início da obra, em 2014. Ele imaginava que, com o novo governo, a obra ficaria pronta antes.

"Estamos sofrendo muito. Não sabemos como estamos sobrevivendo nessa situação. A gente esperava que fosse antes de novembro. No início a promessa era 586 dias de obra, se não me engano, mas quase que triplicou o prazo, passando de cinco anos. Para nós, quanto antes melhor", declarou.

As obras na Leitão da Silva começaram no ano de 2014, com previsão inicial para término em meados de 2015. Após mudanças no projeto inicial da obra, que passaram a contar também com uma reestruturação no sistema de saneamento e drenagem da região, o orçamento inicial que era de R$ 50 milhões saltou para R$ 115 milhões. Após várias previsões de entrega sem sucesso, o último prazo anunciado foi para agosto de 2019 e agora novembro.

(Reprodução de Reportagem do Jornal Gazeta on line de 13/02/2019).

Veja mais

REUNIÃO DOS ASSOCIADOS COM O NOVO DIRETOR DO D.E.R.

30 de Jan de 2019

A primeira reunião da Assemples do ano de 2019 foi um sucesso. Estiveram presentes na reunião vários associados, representantes do governo, além do atual Diretor-geral do DER, Sr. Mareto, que prestou as seguintes informações.

A av. Leitão da Silva é a prioridade do Governo do Estado, gestão Casagrande. O governo está ciente do prejuízo que as empresas têm sofrido. É uma obra aparentemente simples, mas tem suas peculiaridades. Disse também, que ele, pessoalmente, está diariamente no canteiro da obra da 07:30h às 08:30h .

Informou, em suma, que a obra está dividida em 3 etapas: 1ª. Fechar do trecho que compreende da Eletromil até a Rua das Pameiras; 2ª. Rio Branco até a av. César Hilal; 3ª. Da Cesar Hilal até a av.Beira Mar.

Houve alteração no projeto na parte da Cesar Hilal no que tange a Calçadas, meio-fio, micro-drenagem, já aprovado pela Prefeitura de Vitória, aguardando a liberação de um PDT. Trecho mais fácil da obra. Inicia em Fevereiro/2019.

Sobre o trecho da Av. Rio Branco para a Cesar Hilal: Alteração do local onde está sendo colocada a galeria irá evitar ao máximo as pedras; o lugar da galeria poderá ser colocado até mesmo abaixo das calçadas, quando possível. Irão retirar a tubulação da antiga da Cesan substituindo por novas se necessário. Mais informações no final de Fevereito.

As Galerias serão montadas até a Ruas das Palmeiras e será fechado com pavimentação ainda no mês de fevereiro.

Voltou o bate estaca para próximo à Eletromil,agora com Quatro equipes na obra em quatro frentes.

A empresa está trabalhando todos os sábados e diariamente até as 19:00h. Contrato com aditivo para concluir até agosto. O prazo será perseguido pelo Governo. Almeja a pista liberada em toda a Leitão da Silva até o final de setembro!

O sr. Mareto informou ainda que o DER já solicitou mais 432 galerias, e ainda mais tres pedidos de 300. Até o final de fevereiro, fechará todo o trecho que está aberto, com as galerias. Março com toda a pavimentação concluída. Até março, previsão de chegar das palmeiras até próximo a Eletromil. Cronograma de obra baseado na colocação das galerias.

Só haverá abertura de trechos com galerias já presente na obra. Não haverá mais aberturas de trechos sem o devido material presente na obra.

A parte do Carone está prevista para a partir de março. Galeria no lado esquerdo, sentido Maruípe.

O trabalho vai ser feito com a previsão de entrega definitiva da obra até dezembro de 2019.

A Srª Lenise, Secretária de Estado de Recursos Humanos, também esteve presente na reunião e comentou sobre a questão do recuo do muro na Rua Marins Alvarino, com previsão de início em Fevereiro, que proporcionará a ampliação desta rua, melhorando o trafego de usuários e veículos das empresas adjacentes.

Veja mais

PESQUISA ASSEMPLES DOS PONTOS COMERCIAIS NA LEITÃO DEZEMBRO 2018.

14 de Jan de 2019

No mês de dezembro de 2018, uma equipe da Assemples percorreu a avenida Leitão da Silva, mapeando os estabelecimentos em toda a extensão da via. Constatamos 128 comércios abertos, 8 para alugar, 11 pontos fechados, 14 casas e 7 terrenos vazios, totalizando 168 propriedades na amostra. Interessante observar que em dezembro de 2017, numa mesma contagem, apuramos 121 comércios abertos, ou seja, 72% do total de 171 propriedades e em 2018, 128 comércios abertos ou seja, 73% das propriedades. Ainda dentro da mesma análise, resgatamos o levantamento de 2015 (segundo ano de obra), onde tínhamos 124 comércios abertos, 10 para alugar, 8 pontos fechados, 18 casas e 7 terrenos vazios, totalizando 167 na amostra.

Em 2015 haviam 5% dos pontos fechados e em 2018 8% de pontos fechados. No entanto, em 2015 havia 74% de comércios abertos e em 2018 foram 73% de comércios abertos, um recuo de apenas -1%.

Isso mostra a força da avenida Leitão da Silva. É uma via com vocação para o comércio e o poder público não pode enterrar o comércio local. Mesmo com cinco anos de obra na av. Leitão da Silva (03/2014 a 03/2019) e com o desastre econômico imposto pelo governo federal de 2015 a 2018, e perda em média de faturamento dos lojistas locais de -32% a -55%, e alguns até fecharam suas portas, a via se revitalizou, continua de pé como um importante polo de negócios da capital.

Destacam-se também os que não sucumbiram, não entregaram os pontos, se reinventaram e esperam que a obra termine em 2019 para poder, de verdade, sem interferências, fazer o que sabem fazer de melhor: Fazer bons negócios!

Veja mais

FIM DE GOVERNO SEM FIM DA AVENIDA

25 de Set de 2018

O que parecia que inevitável acontece mais uma vez. A praticamente três meses do fim do mandato do governo atual a av. Leitão da Silva fica pelo caminho. Fica pelo caminho dos comerciantes, clientes, comunidade e usuários da via, inacabada. Muita coisa boa foi feita, reconhecidamente, houveram muitos ganhos com certeza, contudo os prejuízos são visíveis e contabilizados nos balanços dos empreendedores da região. A Assemples promoveu uma reunião com todos os players envolvidos nesta importante obra. Estavam presentes do Secretário de Estado da SETOP atual sr. Paulo Rui Carnelli, o vice-prefeito e secretário municipal da SEDEC Sérgio Sá Freitas, Diretor do DER Gustavo Perin, com suas equipes e o Eng. Juliano da Duto Engenharia. Todos puderam expor suas visões sobre o andamento atual da obra. Na reunião, mediada pelo Conselho da Assemples, fomos levados a um consenso da necessidade de todos andarem em acordo para que o término da obra da Leitão seja o mais breve possível dentro do ano de 2019. Ficou acertado que todas as frentes atualmente abertas serão concluídas (da Eletromil até o Cias) ainda em 2018. O DER garantiu isso na reuinião. A Assemples reforçou ao fim da reunião que o principal é que haja sintonia entre todos os envolvidos na obra e que a lentidão foi um marco na execução da obra pela Duto Engenharia. Precisa-se impor daqui pra frente um ritmo muito maior do que o atual, seja com a empreiteira atual ou não. Hoje temos poucos 84 homens na obra (quantidade média em toda a obra). Em dezembro de 2017 a Leitão tinha 121 comércios abertos e funcionando. É muita gente impactada por esta obra. Em março de 2019 completam cinco anos de obra. É uma marca desatrosa. Não podemos desistir. Dependemos da Leitão para nosso negócio. É por isso que estamos aqui, reunidos, associados. Cada dia é um dia. Que venham dias melhores!!

Veja mais

PATINANDO NO CRÉDITO

05 de Set de 2018

O Banco Central divulgou em 30/08/2018 o saldo total das carteiras de crédito do sistema financeiro, na marca de 3,125 trilhões. Ainda, aposta que o crédito seguirá uma trajetória de gradual recuperação, apesar das incertezas do período eleitoral, ainda, acompanhado de juros mais baixos, queda na inadimplência e retomada da atividade econômica.

Deste total de crédito tomado, aproximadamente 50%, 1,562 trilhão é o chamado crédito direcionado, empréstimos concedidos a taxas subsidiadas (Os principais são: BNDES 40%, imobiliário 38% e rural 15%), que não sofrem a variação da Selic (taxa básica de juros) o principal instrumento para combater a inflação.

Do outro lado, os outros 50% estão os usuários do crédito livre. Pequenas e médias empresas que pegam Capital de Giro nos bancos para o seu fluxo de caixa, rotativos do cartão de crédito, usuários do cheque especial, crédito direto ao consumidor, que não tem acesso ao subsídio do BNDES e onde o Banco Central mantém os juros altos para controlar a inflação.

Apesar do otimismo dos economistas do BC é bem provável que este ritmo de aparente estagnação perdure até o fim do ano de 2018 e adentre 2019. Considerando que uma empresa precisa investir pois é uma mola de sobrevivência (quem não cresce, desaparece) por qualquer ângulo de avaliação, o recomendável é esperar para iniciar novos projetos. Isso não quer dizer que a qualidade dos projetos são ruins, mas, neste cenário é imprescindível zelar pela geração de caixa.

Como estamos falando de crédito, se sairá melhor quem vender para quem paga em dia. Fazer negócio com quem atrasa ou não irá pagar encarecerá sua operação corroendo a rentabilidade do negócio.

Glaicon L. Baptista é Conselheiro da Assemples
Contato@assemples.com.br

Veja mais

4º ANIVERSÁRIO DA ASSEMPLES

27 de Jul de 2018

Foi com muita alegria e descontração que a Assemples comemorou seu quarto aniversário em julho de 2018 no espaço Gourmet do associado Composé.

Na ocasião estiveram presentes vários associados. O presidente Wellington não pode estar presente e na abertura esteve com a palavra o conselheiro e tesoureiro Glaicon Baptista que deu as boas vindas à todos e reforçou as conquistas de infra estrutura e a importância de crescer no associativismo. Reforçou ainda que o trabalho como associação não pode acabar junto com a obra, mais deve ampliar suas ações para a segurança e desenvolvimento dos negócios de todos associados. "Temos várias ações planejadas para a Nova AV. Leitão da Silva", disse. Ponderou que não se está comemorando o atraso de obra mais sim, quatro anos de convivência e conquistas de um grupo de empresários que resolveu fazer diferença.

Logo em seguida o Eng. Juliano deu uma palavra parabenizando a Assemples, seguida pela sra Lenize Loureiro.

Ainda o diretor do DER Ênio Bergoli reforçou o compromisso de concluir a obra da AV. Leitão da Silva até o início do ano que vem. Reforçou que não faltarão recursos e nem empenho. Parabenizou a Assempes pela importância que tem sido como voz das empresas, comunidade e clientes da AV. Leitão da Silva.

Por último, o associado Bruno Denardi pontuou como a convivência com os associados nas reuniões e projetos, melhorou a amizade entre os empresários e que há muito ainda por conquistar.

Finalizou, convidando a todos a participar de um delicioso coquetel.

Veja mais

LEITÃO DA SILVA - UM DESAFIO DE PLANEJAMENTO

18 de Jul de 2018

A obra da avenida leitão a Silva tem sido uma provação e tanto. Para nós comerciantes instalados há mais de 30 anos no local até consideramos que um dia a via precisaria ser reformada, mas cinco anos de obra (completa em 12/03/2019) ninguém esperava. Muitos comerciantes ficaram pelo caminho, outros estão prospectando para se instalar na Leitão. É a ordem natural das coisas. É não dá para dizer que foi falta de empenho porque não foi. Acompanhamos desde o início da obra e diga-se de passagem pela primeira vez vimos um novo governo se empenhar para concluir uma iniciativa de um governo anterior, com o total comprometimento do secretário da pasta. O problema, não é do município, nem do Estado. É do Brasil. Falta de planejamento. Uma matéria que ao que parece a maioria do brasileiro ficaria reprovado. Começa de forma precária e vai atropelando esperando que um dia termine. Temos inúmeros exemplos pelo Brasil. Hoje, na Leitão, temos 15% da obra da segunda etapa concluídas, 1.702 peças de galerias para serem instaladas, pouco mais de 80 homens na obra, com previsão até o fim do mês de julho da conclusão do binário do colégio estadual e do trecho em frente ao Cias para se dar início a interdição do início da Leitão com 420 estacas para fixar e vários postes para relocalizar. Hoje com 128 comércios a Leitão tem 29 pontos comerciais para alugar. Os empresários e colaboradores sofredores da Leitão da Silva permanecem firmes, dando o melhor de si para atender seus clientes, pois terminar a Leitão da Silva será uma vitória para Vitória.

Veja mais

A GREVE DOS CAMINHONEIROS

28 de Maio de 2018


Hoje estamos no sétimo dia da greve dos caminhoneiros no Brasil. O prejuízo para a economia brasileira é inegável, contudo, é uma reinvindicação mais do que justa. Uma categoria que depende muito do óleo diesel para sua atividade, dentre outras coisas, mas este, em especial tem sido largado de lado pela nossa estatal (e não adianta dizer que o diesel subiu menos que a gasolina). A Petrobrás não tem sido muito responsável com a missão que povo brasileiro confiou a ela.

Depois de ser irresponsavelmente saqueada por um governo descomprometido com o Brasil, agora está querendo mostrar serviço para os investidores externos, e por isso adotou uma política de reajustes diários de preços como forma de amenizar o seu prejuízo. Seu presidente quer mostrar eficiência e para isso precisa dar lucro. Nós também gostaríamos de ter lucro desde 2014, o que não tem acontecido e está longe de acontecer. A Petrobrás no mínimo deveria operar no zero a zero e bancar a variação do câmbio provoca pela oscilação do dólar no mercado externo.

Muito justa a reinvindicação da categoria caminhoneiros de acabar de imediato com o imposto da CIDE, PIS, COFINS e ainda os Estados se mobilizarem para reduzir o ICMS que hoje tem alíquota entre 30% e 32%. Agora, é absurdo reonerar a folha das empresas privadas no país para pagar esta conta. Não podemos absorver mais este custo. A Petrobrás tem margem para reduzir seus custos, enxugar os seus quadros e utilizar sua tecnologia mais eficientemente, mas com o presidente atual da estatal, dificilmente isto vai acontecer.

SOMOS CONTRÁRIOS A QUALQUER TIPO DE AUMENTO DE IMPOSTO. Já estamos no limite do limite. O governo federal tem um mandato a cumprir até outubro de 2018, e para isso precisa tomar medidas que garantam o funcionamento do país e não só da economia e para isso não precisa espremer os caminhoneiros, pois a categoria já está no "bagaço".

Parece que a nossa Petrobrás só vai trabalhar pelo povo brasileiro quando for privatizada. Até lá, nós, empresários, não queremos mais pagar a conta dela.





ASSEMPLES - Associação das Empresas da Avenida Leitão da Silva.

Veja mais

FORTES CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS NA GRANDE VITÓRIA - AV. LEITÃO DA SILVA RESISTE

16 de Abril de 2018

As fortes chuvas da madrugada de segunda-feira de 16/04/2018, deixaram a Grande Vitória e o Estado do Espírito Santo em alerta. A av. Leitão da Silva até que está resistindo bem, funcionando a drenagem já implantada nas galerias. As redes de esgoto no sentido Cézar Hilal x Maruípe ainda não estão totalmente interligadas, o que está causando pontos de alagamentos neste lado da via, abastecido pelas águas que descem do morro da Gurigica. O DER afirma que "O sistema de drenagem da Av. Leitão da Silva só está completamente ligado na pista da direita que tem comportamento excelente pelo volume de precipitação atual". Segundo a CBN, há situações de alagamento na Avenida Cezar Hilal onde é impossível transitar e as avenidas Beira-Mar, Avenida Vitória e Marechal Campos também estão completamente alagadas. Bairros como Enseada do Suá, Praia do Suá, Fradinhos, Bento Ferreira, Mata da Praia e Ilha de Santa Maria também têm ruas alagadas.

A Av. Leitão da Silva está resistindo. Esperamos que esta obra que irá contribuir muito com a drenagem de águas pluviais de nossa capital termine o mais breve possível.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE ENCONTRO COM TODOS OS PLAYERS ENVOLVIDOS NA OBRA DA AVENIDA LEITÃO DA SILVA

08 de Março de 2018

Obra Metropolitana nenhuma é fácil. Não seria diferente com a avenida Leitão da Silva. Muitos atropelos fizeram a obra demorar 4 anos. E não é por falta de recursos, pois o governo do Estado cuidou desta parte com muita habilidade. Mas, em se tratando da execução, que contempla alteração de projeto para inclusão de galerias pluviais, manutenção de trânsito de veículos e manutenção de acessos aos clientes dos comércios às lojas, não tem sido tarefa fácil. Mas diga-se de passagem, até aqui têm-se avançado muito. Estamos na tão anunciada segunda fase. Numa iniciativa inédita, a ASSEMPLES conseguiu reunir hoje, num só horário, todos os principais entes envolvidos na execução da Obra da avenida Leitão da Silva: SETOP, DER, SEDEC, SETRAN, Empreiteira, EDP, CESAN, Associados e principais comércios da Avenida Leitão da Silva. O comprometimento de todos faz a diferença no sucesso do término desta obra! Nesta reunião, O Secretário Municipal Tyago Hoffmann disse estar afinado com a SETOP sobre as ordens de liberação das frentes de trabalho, A Secretária Municipal Lenise Loureiro disse que a prefeitura está junto com o governo e o comércio e dará todo apoio possível, O diretor do DER Ênio Bergoli disse que conseguirá recuperar os 15 dias de atraso do cronograma de execução e o Secretário de Estado Paulo Rui, disse que se empenha pessoalmente junto com todo o governo para que a Obra termine até dezembro de 2018. O presidente da Assemples, Wellington Gonçalves disse que o que os comerciantes precisam é disso: Cooperação de todos os envolvidos para a que a obra acelere e termine em 2018. É o que queremos.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO COM SETOP E DER

28 de Fevereiro de 2018

No dia primeiro de fevereiro de 2018 estiveram reunidos no auditório da Assemples todos os envolvidos na obra da avenida Leitão da Silva. Estavam presentes a Setop, com a presença do Secretário Paulo Rui e o engenheiro Chamom, o DER com a presença do diretor Ênio Bergoli, a Duto Engenharia com a presença do engenheiro Juliano e do empresário Totonho. Ainda estavam presentes a diretoria da Assemples e diversos associados. Foi explanado detalhadamente a todos os presentes pelo Eng. Juliano como será executada a segunda etapa, seguido dos discursos do sr. Ênio e do sr. Paulo Rui este, reafirmou a todos os presentes que não medirá esforços para que esta obra termine em dezembro de 2018. O conselheiro da Assemples, sr. Glaicon, reforçou em nome de todos os associados que esta obra já está no limite dos comerciantes, e ela precisa terminar em 2018.

Veja mais

ASSEMPLES SE REÚNE COM A POLÍCIA MILITAR

16 de Janeiro de 2018

Segurança Pública é um assunto complicado no Brasil. Em se tratando do Estado do Espírito Santo, mesma coisa. Se olharmos para os dois últimos meses da avenida Leitão da Silva então nem se fala! Há diversos casos de insegurança pública, que tem se agravado com o extenso canteiro de obras, com materiais ao longo de quase três quilometros da Avenida Leitão da silva.

Pela manhã, furtos contra os moradores do bairro, funcionários das empresas; atos de vandalismo praticados por bandidos. À noite, acrescente tudo isso ao crescente aumento de "nóias" pelos pontos escuros da via, furtando materiais, ferro, madeira, tudo que encontrar pela frente no canteiro de obras e ainda invasões nos finais de semana e à noite aos estabelecimentos comerciais pelos telhados, portões laterais, etc. No final do ano tivemos o lamentável evento de "ordem de fechar" o comércio local pelo tráfico acrescido de vandalismo.

A Assemples sempre esteve atenta à questão da segurança na via. Conseguimos no ano passado um ponto fixo de viatura (próximo ao Carone). No final do ano passado, conseguimos outro ponto fixo, agora próximo à Castorino. Apoiamos e acreditamos nas forças de segurança de nosso Estado.

A fim de promover melhorias quanto à segurança da nossa via de entender mais da complexidade que envolve a segurança local, a diretoria da Assemples esteve reunida no dia 18/01/2017 com o comando de operações locais da PM, no 1º BMP. Fomos muito bem recebidos pelo major Gustavo e equipe. Entregamos um ofício relatando nossos pleitos locais, dentre eles uma base fixa/módulo/guarita na Leitão. Ouvimos do comando que a PM está atenta e quer fazer a sua parte mantendo a ordem local para dar tranquilidade a todos os que frenquentam a via. Também, que tem feito e fará incursões nos morros adjacentes com frequência, a fim de desbaratar atitudes intimidadoras e sem fundamento.

Por fim, combinamos em estreitar os laços, melhorar a nossa comunicação entre PM e Assemples e que devemos registrar toda e qualquer ocorrência local com "boletim de ocorrência".

Veja mais

ASSEMPLES INTERMEDIA REUNIÃO COM A COMUNIDADE

04 de Janeiro de 2018

A pedido da construtora Duto Engenharia, ocorreu no dia 04/01/2018 na sede da ASSEMPLES, reunião com todos os líderes comunitários do entorno da avenida Leitão da Silva. O Engenheiro Juliano explanou detalhes de como ocorrerá a segunda etapa da obra e respondeu todos os questionamentos e anotou todos os pedidos colocados na reunião. Esteve presente toda a diretoria da ASSEMPLES, bem como vários associados, representantes do DER, da SETOP e a vereadora Neuzinha. A reunião transcorreu em tom de seriedade e o governo reafirmou o compromisso com todos os presentes que a obra será entregue em dezembro de 2018.

Veja mais

COMUNICADO

01 de Dezembro de 2017

***** C O M U N I C A D O *****

A ASSEMPLES Associação das Empresas da avenida Leitão da Silva e imediações vem à público expressar seu repúdio frente aos atos de vandalismo no final do expediente do dia 30/11/2017 contra o Comércio local. O acontecido foi um verdadeiro atentado contra a ordem pública, depredando-se patrimônio público e privado, limitando o direito de ir e vir, intimidando o cidadão, os funcionários do comércio local e os comerciantes. Parabenizamos a pronta ação da Polícia Militar do Espírito Santo e esperamos que os devidos fatos sejam apurados com transparência e os responsáveis pelos atos criminosos sejam detidos. Cabe ao Estado prover a segurança da população. Seguimos em frente, confiantes, trabalhando em respeito aos nossos clientes.

Vitória - ES, 01 de dezembro de 2017.



ASSEMPLES

Veja mais

TERCEIRO ANIVERSÁRIO DA ASSEMPLES

28 de Julho de 2017

Com um evento muito descontraído, a Assemples comemorou seu terceiro aniversário, com a presença dos associados, representantes do governo do Estado, Prefeitura, DER e empreiteira da obra.

Neste evento, aconteceu também a assinatura do Contrato da segunda fase da Leitão da Silva, que permitirá a emissão da Ordem de serviço para início dos trabalhos, previsto para ser concluído em 12 meses.

Parabéns a todos que estão pegando firme nesta caminhada!!



Assemples.

Veja mais

ASSEMPLES SE REÚNE COM A SETOP E EMPREITEIRA PELA RETOMADA DA PRIMEIRA FASE

20 de Julho de 2017

Dia 20/07/2017 mais um capítulo da Leitão da Silva foi escrito. Com a assinatura do aditivo final que contempla o último replanilhamento da primeira etapa, onde será repassado 5 milhões finais à Duto Engenharia, a empreiteira confirmou que retomará a finalização da obra no final da Leitão, paralisada por ela sem justificativa, o que causou prejuízos e descontentamentos aos comerciantes da região. Em julho de 2016 se iniciou os preparativos para o início da construção da caixa d'água de junção, e em setembro de 2016 foi fechado a acesso final da Leitão para a avenida Maruípe, e desde então, até o presente momento ainda se encontra com o trânsito impedido. A Obra da Leitão da Silva teve seu início em março de 2014 com previsão de conclusão em julho de 2015, o que não aconteceu. Teve seu primeiro aditivo em março de 2016. O segundo aditivo em outubro de 2016 com um replanilhamento contendo 30 itens que foram alegadas inconsistências do lado da Setop e empreiteira. Em março de 2017 foi acertado o preço final da obra da primeira etapa, ficando em 53 milhões de reais, com o aditivo de 25%. Hoje, a obra foi retomada a todo vapor, sendo as constantes chuvas o único fator de atraso. A previsão da liberação do acesso a avenida Maruípe via Leitão é dia 25/07/2017. Ainda serão gastos 40 dias para a concretagem final da caixa de junção (70X18) faltando hoje 250m2. A previsão da liberação da faixa de acesso da av. Maruípe para a Leitão é até 30/08/2017. A empreiteira afirmou que já está preparada para o início da segunda fase, mas aguarda a liberação da ordem de serviço por parte da Setop, prevista para agosto de 2017. Esta parte da obra contempla levar duas frentes de trabalho: Uma da Rio Branco até Maruípe, e outra da Rio Branco até a César Helal. Haverá grandes transtornos novamente para o trânsito e comerciantes da região. Foi ponderado pela Assemples que é imprescindível uma sintonia entre todos os atores envolvidos (Setop, Duto, Sedec, Setran, Cesan, EDP, comerciantes, Assemples, etc), a fim de que não haja paralisação e novos atrasos nesta fase, muito visíveis na primeira fase.

Veja mais

CAIXA D'ÁGUA CHEIA DE INTRANSIGÊNCIA

18 de Maio de 2017

A grave crise econômica que vive o nosso país, tem repercutido na economia do Estado do Espírito Santo prejudicando os negócios, dentre eles a atividade do comércio e em especial os situados na avenida Leitão da Silva. Se não bastasse este fato por si só, ainda precisamos conviver na avenida com a paralização das obras de finalização da primeira etapa e a demora do lançamento da ordem de serviço para o inícios dos trabalhos da segunda etapa das obras, já licitada.

Hoje, um impasse entre a empreiteira da obra, Duto Engenharia e a SETOP - Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Governo do Estado, impedem a finalização da caixa d'água de junção que está sendo construída no final da avenida. O principal problema visto pelos associados é o bloqueio no final da avenida (próximo ao posto Marlin), interditada em 07/09/2016, que teve o seu transito desviado para a avenida Maruípe de forma provisória e precária, sem controle por parte dos guardas de trânsito e que tem contribuído para a piora do fluxo dos veículos e consequentemente para a redução das vendas dos comércios locais, que registraram uma queda de 6% de faturamento comparando o primeiro trimestre de 2017 com o primeiro trimestre de 2016.

A Leitão tem uma importante contribuição local e tem sido negligenciada como prioridade ao longo deste tempo. Passados 1.164 dias do início das obras (três anos e dois meses), vivenciou diversos problemas desde o início, a maioria envolvendo mal planejamento por parte dos Governos, Prefeitura, EDP, Cesan, empresas prestadoras de serviços de telefonia e outras. O comércio, refém dos acontecimentos, fica no meio disso tudo lutando pela sobrevivência. Muitos ficaram pelo caminho, pois mesmo não querendo desistir, não há campanha e nem jeito de se reinventar que consiga driblar uma falta de fluxo decorrente de impedimento de acesso do cliente comprador à loja. Aparentemente só resta um fim: ou fecha ou muda, contudo, nós que somos guerreiros, decidimos continuar e lutar!

Veja mais

PREFEITO LUCIANO RESENDE VISITA ASSOCIADOS ASSEMPLES

03 de Abril de 2017

Na manhã desta segunda, 03/04/2017, o prefeito da capital visita os associados que ainda não tiveram seus problemas de calçada e estacionamento frontal resolvidos, a fim de autorizar a solução, conforme sugestão apresentada pela diretoria da Assemples na semana passada.

Veja mais

ANDAMENTO DA PRIMEIRA FASE DA OBRA

17 de Março de 2017

Em reunião com representantes da empreiteira da obra, foi-nos informado que ainda está para ser assinado o termo inerente ao re-planilhamento da primeira fase da obra e estão sendo ajustados os valores entre a Empreiteira, a SETOP e o DER. Diante disto, as obras foram paradas e o número de funcionários efetivos foi reduzido drasticamente para 36 pessoas no total. Atualmente o documento está sendo analisado para a efetiva assinatura e pagamento. A obra foi estendida mediante aditivo até o final do mês de março, mas como houve um problema com uma tubulação não prevista, as obras devem perdurar mais vinte dias, com previsão de conclusão total em 31/05/2017 (primeira etapa).

Na oportunidade, cobramos do mesmo a liberação da pista para melhorar o tráfego na região, tendo em vista o "gargalo" que se tem em frente à Unimed e aos correios.

obre a segunda fase, algumas empresas que concorreram apresentaram recursos, e na segunda-feira, dia 20/03/2017, o DER deverá publicar o resultado sobre os mesmos. Portanto, ainda não foi iniciada a segunda fase.

Veja mais

NOTA DE REPÚDIO - 08/02/2017

08 de Fevereiro de 2017

A ASSEMPLES - Associação das Empresas da avenida Leitão da Silva e Imediações, vem à público expressar seu repúdio frente aos atos criminosos e vândalos que se instalaram em nosso Estado dos dias 04/02/2017 a 08/02/2017, explorado por bandidos que se aproveitaram do aquartelamento da Polícia Militar Capixaba.

Entendemos como legítimas as reinvindicações das associações de policiais militares e familiares, contudo, o desfecho devido à inflexibilidade das partes trouxe o caos ao nosso Estado, e o que temos visto foi um verdadeiro atentado contra a ordem pública, depredando-se o patrimônio público e privado, limitando o direito de ir e vir, intimidação ao cidadão, dos funcionários do comércio e dos comerciantes.

Parabenizamos a prontidão de ação da Guarda Municipal de Vitória, Força Nacional de Segurança, Exército e Marinha e esperamos que o Governo do Estado juntamente com os órgãos de direito e defesa possam reestabelecer a ordem.

Vitória - ES, 08 de fevereiro de 2.017

A ASSEMPLES - Associação das Empresas da avenida Leitão da Silva e Imediações

Veja mais

ATUAL ANDAMENTO DA OBRA E A LICITAÇÃO DA SEGUNDA ETAPA

10 de Janeiro de 2017

Na data de 04/01/2017, o DER suspendeu o Edital da licitação da segunda Etapa. Conforme informado pela sra Renata, do DER-ES, o motivo da suspensão foi a grande quantidade de dúvidas sobre a execução da Obra e requisições de visitas técnicas (in locco) que o DER não mais está fazendo. Ela informou ainda, que a licitação refeita será republicada no Diário Oficial no dia 13/01/2017.
A Duto Engenharia (atual empreiteira da obra), que tem seu Contrato até do dia 28/02/2017, ainda não recebeu o repasse da verba do re-planilhamento e por isso, terá que retirar os homens da obra dia 13/01/2017. Ainda, fomos informados de uma alteração no projeto, que agora terá uma galeria ligando a César Helal até a Composé.
A ASSEMPLES mapeou os imóveis situados na Av. Leitão da Silva em dezembro de 2016, e pode observar que a oferta de pontos aumentou em 6% em 2016 (178), comparando com 2015 (167). O comércio aberto (124 em 2015), teve um aumento de 4% (129 em 2016). Apesar de ter quase dobrado (-46%), a quantidade de pontos fechados, houveram novos comércios na Leitão da Silva em 2016 que minimizaram o impacto negativo, no total.

Veja mais

GOVERNO DO ESTADO LANÇA LICITAÇÃO PARA A CONTINUIDADE DA OBRA DA LEITÃO DA SILVA

29 de Novembro de 2016

Em Cerimônia no Palácio do Governo às 14h, presentes Secretários de Governo, representantes da Assembléia Legislativa, representantes da Prefeitura Municipal de Vitória, representantes da Câmara de vereadores de Vitória e outras autoridades, além de representantes da Assemples, o Governador do Estado, Paulo Hartung, autorizou o lançamento da licitação da segunda fase da obra da avenida Leitão da Silva ao secretário da SETOP Paulo Ruy Carnelli. O governador disse estar comprometido com a finalização da obra, mesmo em um ano de aperto econômico, vencidos os problemas do mal planejamento inicial, o DER estará conduzindo a obra para ser finalizada em no máximno quinze meses, ou seja, no primeiro semestre de 2018. O Secretário Paulo Ruy agradeceu e parabenizou a Assemples, pela organização, empenho e comprometimento com esta importante obra municipal.

Veja mais

ASSEMPLES RECEBE SECRETÁRIO DA SETOP

22 de Novembro de 2016

Em reunião na manhã de 22/11/2016, a Assemples recebeu em sua sede, o Secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carneli e seus assessores. O Secretário falou sobre o atual estágio da obra da avenida Leitão da Silva, orçada inicialmente em R$ 51milhões em 2014. Confirmou que está atento às demandas dos comerciantes locais, e que em cerimônia no próximo dia 29/11/16 às 14h, será lançado no Palácio do Governo a licitação da segunda fase da Leitão da Silva, estimada em aproximadamente R$ 61 milhões (esta fase abrangerá e terminará somente a via Leitão da Siva). O prazo de execução da segunda etapa será de 15 meses. A atual empreiteira executora da primeira fase, teve seu contrato prorrogado até o dia 28/02/2017, data esta, estimada pela previsão do início da segunda etapa em 01/03/2017 pelo vencedor da licitação. Recomendou que a associação acompanhe a Prefeitura quanto à manutenção e preservação da via já na fase atual. Após responder com muita disposição todas as perguntas e dúvidas dos associados e convidados presentes, agradeceu a oportunidade e a determinação da Assemples, em procurar unir os empresários e buscar melhores condições para todos os comerciantes da via.

Veja mais

NOTA DE REPÚDIO

25 de Outubro de 2016

A ASSEMPLES Associação das Empresas da avenida Leitão da Silva e imediações, vem à público expressar seu repúdio frente aos atos de vandalismo do dia 25/10/2016 às 8h e 12h contra o Comércio local. Entendemos como legítimo o direito da manifestação da comunidade, mas o que vimos hoje foi um verdadeiro atentado contra a ordem pública, depredando-se o patrimônio público e privado, limitando o direito de ir e vir, intimidação ao cidadão, dos funcionários do comércio local e dos comerciantes. Parabenizamos a pronta ação da Polícia Militar do Espírito Santo e da Guarda Municipal de Vitória e esperamos que os devidos fatos sejam apurados com transparência.

Vitória - ES, 25 de outubro de 2.016

.

ASSEMPLES

Veja mais

OBRAS RITMO DE TARTARUGA

26 de Setembro de 2016

Em última assembleia realizada pela ASSEMPLES - Associação das empresas da Avenida Leitão da Silva e Imediações, os associados relataram dificuldades com a Prefeitura de Vitória em viabilizar uma solução em comum para os estacionamentos ao longo da Avenida. Parece que em nenhum momento foi considerado que a via é a principal via comercial de Vitória necessitando de estacionamentos. O que existe são decisões pontuais que não atendem ao comércio como um todo. Por outro lado, o Governo do Estado também não ajuda! As obras seguem em ritmo de tartaruga. São quase três anos de obra, 394 dias de atraso, sem cronograma de execução. O Governo anuncia há quase um ano a divulgação de uma nova licitação para finalização das obras, que até hoje não saiu. Até quando os empresários e a população vão aguentar tudo isto?

Veja mais

REPRESENTANTE DA CONSTRUTORA INFORMA ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS EM REUNIÃO DA ASSEMPLES

26 de Agosto de 2016

Em reunião dia 26/08/2016 na sede da assemples, nos atualizamos a respeito dos últimos acontecimentos referente a nossa obra pelo representante da construtora: A construtora está executando a caixa de junção, no cruzamento da Fdv. A caixa será feita inteira, e pegará os dois lados da avenida. 18 metros de largura e 37 cumprimento. Todo fluxo de água pegará a rua dos correios. Das cinco linhas de estacas já estão prontas três. Devido ao assentamento do solo, foi identificado uma trinca no asfalto, sendo necessário a interdição pela Setran. Possivelmente a avenida precisará ficar fechada na altura do campo do Caxias devido a magnitude desta intervenção. Até dia 31/10/2016 este trabalho deverá estar concluso. Dia 07/09/2016 está programado remanejamento de poste na altura do campo do Caxias, pela Edp. A Camada de asfalto em toda a Leitão é provisória, a camada final só será dada em toda a avenida no final da obra, juntamente com a pintura definitiva. Foi informado que todos os comércios devem regularizar suas ligações de esgoto na Leitão junto a Cesan. A construtora disse que deixará a avenida definitivamente até dia 31/01/2017.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO PARA INFORMAR ANDAMENTO DA OBRA

24 de Junho de 2016

Em reunião dia 24/06/2016 na sede da ASSEMPLES, recebemos a presença do engenheiro e proprietário da empreiteira atual, além de vereadores e associados . Na ocasião, foi-nos informado que a obra encontra-se concentrada atualmente no final da via, na intervenção no cruzamento de Itararé, e que a CESAN está fazendo ligação de esgoto de profundidade no local. Sábado passado foram cravadas 12 estacas. Será preciso manter a intervenção por enquanto, com a previsão de liberação até 30/06/16. A caixa da galeria da Rua das Palmeiras será fechada até o cruzamento da Rua da FDV. Houve deslocamento de barranco no ponto de junção da galeria anterior, atrasando a obra em dois dias. Faltam aproximadamente 90 metros de galeria para finalizar. Já estão sendo desmontados os bate-estacas. O canteiro será relocalizado para um terreno alugado da área da Rádio Espírito Santo. Está sendo terminado as calçadas. O contrato com a Duto Engenharia termina dia 30/10/16. Nas ruas das Palmeiras chegarão 4 galerias e sairão cinco. Também informou que se a obra for aditivada em 50%, é possível terminar toda a Leitão da Silva (sem as adjacências) com a empreiteira atual, sem a necessidade de nova licitação. O representante da Câmara de vereadores, vereador Serjão, disse que dará apoio para o término da obra o mais rápido possível e que a solução sempre passa por um entendimento político, técnico e financeiro. Dará apoio para a solução mais rápido possível, com melhor entendimento político. Sobre a isenção e ressarcimento do IPTU, o vereador Serjão disse que o municipio que é competente para legislar sobre questões financeiras, e a PVM está sem dinheiro, mas fará o possível para dar apoio à questão.

Veja mais

CONSELHO DA ASSEMPLES SE REÚNE COM SETOP

20 de Junho de 2016

Com vistas a discutir o atual andamento das obras na av. Leitão da Silva, o Conselho da Assemples se reuniu com o Secretário Paulo Rui no dia 14/06/2016. Vários assuntos foram discutidos na ocasião, dentre eles, fomos informados que o Edital para o término da obra, que contém a segunda fase, já está pronto para ser lançado. A segunda fase contempla o trecho no sentido Maruípe-centro (um dos lados), que vai do Campo do caxias até a Pólen. O Secretário informou que foram vencidos os problemas iniciais de desencontros de gestão, onde há o envolvimento de diversos setores e órgãos da administração, principalmente a questão da drenagem e rejeitos, uma das maiores dificuldades de controle nesta obra, fato relevante para o meio-ambiente. Informou também que a empreiteira atual Duto Engenharia, irá terminar as instalações das galerias até os correios, fará inclusive a caixa de junção, e então findará seu contrato, com base nas decisões técnicas tomadas pela Setop e DER. Estará sendo providenciado a demarcação da rua do Riacho, com o devido tratamento para que a rua não seja tratada como exclusividade por um comércio. Será providenciado conforme prometido, uma campanha de mobilização comercial a favor da Leitão, promovida pelo próprio governo, a fim de restabelecer a visão de cunho comercial da avenida, o que ficou afastado devido às notícias de repetidas interferências devido às obras na avenida.

Veja mais

ASFALTO INICIADO, MAS ASSEMPLES SE PREOCUPA COM O PRAZO E ESTACIONAMENTOS

15 de Abril de 2016

Em reunião dia 15/04/2016 na sede da Assemples com a presença dos associados, o representante da empreiteira da Obra, Eng° Juliano, informou a todos os presentes quanto aos últimos andamentos: Disse que atualmente há setenta homens na obra; que a caixa de junção, que é o reservatório (em frente aos correios), está medindo 12m x 70m e que possui 18m de largura de ponta a ponta da Avenida Leitão da Silva; na Rua das Pameiras irão chegar 4 galerias, passando para 5 até o reservatório; a EDP está em dia com a parte de mudanças dos postes - neste ponto a ASSEMPLES pediu que fosse avisado pelo Sr. Juliano todas as interferências na avenida como energia e internet, tendo em vista as necessidades dos lojistas em se programarem perante estes percalços; informou que a OI e a Embratel encontram-se em dia, mas as outras operadoras estão em atraso, mesmo existindo pedido especial à SETOP; Já se iniciaram o asfaltamento de mais um trecho da Viferro até a Lobos; Será liberado após o asfaltamento do trecho informado, a mão dupla que vai da antiga Telemar à Eletromil, ficando a Leitão com quatro faixas; Que recebeu ordem da SETOP de executar todos os meios fios, pois a Prefeitura informou que não permitirá estacionamentos frontais; que em 31/10/2016 termina a parte contratual da Duto Engenharia com a Setop. Esteve presente na reunião de obra, representando o DER, o Sr. Rodrigo Nóbrega. A ASSEMPLES está muito preocupada com o prazo desta obra, que já ultrapassa dois anos e aproveita a presença do representante do DER (Sr.Rodrigo) para fazer uma solicitação ao mesmo, no sentido de agilizar a viabilidade de um aditivo à empresa contratada, para permitir o prosseguimento dos serviços no trecho onde a empresa está trabalhando na Av.Leitão da Silva, pois a Associação entende ser a única possibilidade da avenida ter este trecho concluído até outubro de 2016, prazo prorrogado pela Setop. Todos na reunião concordaram com estas colocações.

Veja mais

ASSEMPLES COMEMORA SEU SEGUNDO ANIVERSÁRIO

10 de Abril de 2016

Em clima de descontração, a Assemples promoveu no dia 10/03/2016 seu segundo encontro de confraternização, comemorando o seu segundo aniversário. Estavam presentes todos os seus associados, e ainda o Secretário de Estado da SETOP Paulo Ruy Carneli e os representantes da prefeitura de Vitória Sérgio Peterle e Lenise Loureiro (SEDEC). Dadas as boas-vindas aos presentes pela srta Tatiana, discursou o presidente da Assemples Wellington Gonçalves, seguido o discurso da sra Lenize Loureiro e por fim, do Secretário Paulo Ruy. O sr. Wellington destacou os fundamentos e lutas da Associação, e as conquistas já alcançadas e enfatizou os pontos ainda a serem vencidos, como o dos estacionametnos frontais e logitudinais. A secretária Lenise disse que a PMV estará criando mais de quatrocentas vagas de estacionamento rotativo em torno da Leitão e que a secretaria está aberta para junto com a associação buscar um ponto de convergência em comum. O secretário Paulo Ruy agradeceu o trabalho desenvolvido até o momento pela associação, que de certa forma, acabou facilitando a gestão pública, quando convergeu em uma única entidade, o pleito da maioria ou quase todos lojistas da região.

Veja mais

ASSEMPLES SE REÚNE COM SETOP SOBRE ADITIVO DA OBRA

09 de Março de 2016

09/03/2016 - Em reunião com Secretário de Estado da SETOP e seus auxiliares, em 08/03/2016, o Secretário expôs o andamento atual da obra, e explicou como está sendo tratado como prioridade esta obra pelo Governo do Estado. A Assemples reivindica um aditivo com a empreiteira atual, que já está instalada na obra, a fim de ganhar velocidade na execução e término da obra. O secretário explicou que acolhe nosso pleito, contudo, precisa analisá-lo junto com o DER e outras secretarias do governo, devido às limitações legais impostas por lei. Disse que hoje o Estado tem o controle da obra e já tem assegurado os recursos para o seu término. Disse também que já foi feito o pagamento da primeira etapa à EDP e já está em andamento a execução da segunda etapa, independente do pagamento. Por fim, abrimos intenso debate sobre o impedimento que a PMV tem feito sobre os estacionamentos frontais e longitudinais, e a absurda ampliação do eixo da via de 28 metros para 36 metros.

Veja mais

REPRESENTANTES DA ASSEMPLES SE REÚNEM COM VEREADORES DE VITÓRIA

29 de Fevereiro de 2016

Com intuito de obter ajuda para chegar a um consenso de assuntos ainda não deliberados pela PMV em favor dos comerciantes, representantes da Assemples se reuniram hoje com vereadores da Capital, onde após várias discussões, expomos a situação crítica que ficarão os lojistas (quase todos) sem o estacionamentos na avenida após a empreiteira levantar o meio fio. Foi explorado o pedido de ajuda para obter aprovação do estacionamento frontal quando possível, o estacionamento longitudinal quando possível, bem como a alteração do Decreto 13.969 (limite dos 36m da Leitão) liberando para para os proprietárioos atuais, e isenção retroativa do IPTU a fim de minimizar os impactos negativos sofridos pelos comerciamentes por causa das obras, principalmente pelas constantes interferências da prefeitura junto ao gestor da obra que é o Estado. Fomos bem recebidos e nossos representantes (porque somos povo também) ficaram de levar adiante nossos pleitos.

Veja mais

DIRETORIA DA ASSEMPLES SE REUNE COM O SECRETÁRIO PAULO RUY

15 de Janeiro de 2016

Logo no início do ano de 2016 a diretoria da ASSEMPLES de reúne com o Secretário da SETOP, e protocola carta com as 20 principais reivindicações dos lojistas, um agrupamento das principais pautas debatidas e solicitadas em quase dois anos de trabalho da associação. Por ocasião fomos bem recebidos como sempre, e ouvimos do Secretário que haverá mobilização para atender os nossos pleitos no que for possível, dentro da alçada do Estado, pois algumas reivindicações são de competência da Prefeitura de Vitória. Destacamos aqui um dos itens, o de número treze que sugere que a etapa atual em obras seja concluída pela empreiteira atual, via aditivo, devido diversos fatores expostos, dentre eles a instalação atual do Canteiro de Obras. O item de número nove demonstra preocupação com o retorno para a Avenida Leitão da Silva de quem vai do sentido Maruipe à Beira-mar, quando que, o secretário explicou que será feito um novo retorno em frente ao colégio, convergindo na rua Misael Pedreira da Silva (Unimed Diagnósticos).

Veja mais

ASSEMPLES PUBLICA OUTDOOR NO INICIO DA AVENIDA LEITÃO DA SILVA

07 de Janeiro de 2016

O ano de 2016 será muito importante para a Avenida Leitão da Silva. A SETOP promete entregar em 2016 toda a via concluída. Será um desafio para os executores, pois dois trechos da via dependem de nova licitação e um deles é o início da via, que compreende o trecho que inicia no Hortifruti e termina na Compose. A ASSEMPLES publica outdoor para alertar que está próximo a execução da obra neste trecho, e reafirmar que tem trabalhado há quase dois anos incansavelmente e incessantemente acompanhando o andamento das obras da Avenida Leitão da Silva junto aos executores da obra. A ASSEMPLES propôs o término da execução da obra no trecho em andamento pelo empreiteiro atual devido a mobilização atual das maquinas, homens e canteiro já instalado, licitando somente o trecho do inicio da via, ora em questão.

Veja mais

A ASSEMPLES DISTRIBUIU UM CAMINHÃO DE ÁGUA POTÁVEL EM VILA DO RIACHO

28 de Dezembro de 2015

28/12/2015 - A ASSEMPLES distribuiu um caminhão de água potável em Vila do Riacho, em Aracruz, próximo à Regência, no dia 28/12/2015, fruto da solidariedade dos associados que atenderam à campanha lançada no web site da associação. O rompimento de uma barragem de rejeitos de minério da Samarco aconteceu no dia 5 de novembro/2015 e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. A lama chegou aos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, chegando até o oceano.
Parabéns a todos os associados pela solidariedade! Juntos, somos mais fortes.

Veja mais

OBRA EM RITMO MUITO LENTO

23 de Dezembro de 2015

A julgar pelo ritmo atual da obra, deve ficar pronta só em 2017. Aguentar mais dois anos de obra, com baixas vendas e sem estacionamento frontal que foi cortado pela Prefeitura de Vitória, vai ser difícil. Muitos comércios não sobreviverão. Por exemplo, até hoje, a nova licitação para conclusão das etapas pendentes não foi lançado. Tivemos alterações nos projetos (acréscimos) inclusive no número de células de galerias (inicialmente era uma em pequeno trecho e duas no restante e o projeto final chegam a ter até cinco galerias); redes de água, elétrica e outras dificultando os serviços; Atrasos nas liberações e execuções dos serviços tem trazido sérios problemas, não só aos comerciantes da avenida, mas a toda sociedade capixaba. Essa obra é um eixo viário da maior importância para Vitória. A mídia capixaba tem acompanhado a obra, fazendo referências diárias e também temos acompanhado com a criação desta associação, ASSEMPLES. Ao longo deste ano, tivemos:

  1. Alterações permanentes nos projetos devido a interferências não previstas incialmente;
  2. Desvios de redes de água e esgoto principalmente, prejudicando o andamento dos serviços;
  3. Revisão de decisões tomadas pela administração anterior da SETOP;
  4. Revisão dos projetos (mudanças profundas com acréscimos de serviços) provocando inclusive replanejamento dos métodos executivos da obra;
  5. Indefinições ainda existentes para conclusão dos serviços;
  6. Deslocamento de postes e cabos diversos prejudicando os serviços não previstos no escopo da obra contratada;

Veja mais

SETOP INFORMA A ASSEMPLES O ANDAMENTO DA OBRA

10 de Dezembro de 2015

Em reunião dia 10/12/2015 às 09:00h, representantes da ASSEMPLES se reuniram com o Secretário de Obras, na sede da SETOP, onde foram-lhes repassadas as seguintes informações:
- O prazo da interdição em frente à Composé e Posto Leitão veiculado na mídia não é o que será necessário. O secretário informou que o prazo correto será de 40 dias.
- Sobre a questão dos estacionamentos frontais nas calçadas, ele se reuniu novamente com a titular da SEDEC (PMV) e a mesma informou que apenas 12 empresas protocolaram o pedido de regularização dos estacionamentos frontais.
- O secretário informou que para não ocorrer mais atraso, em 10/12/2015 estará liberando ordens de serviço para a construtora tocar as obras das calçadas. No mais, informou que as obras seguirão o curso normal.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO COM TODOS ENVOLVIDOS NA OBRA

13 de Novembro de 2015

Em reunião na sede da ASSEMPLES, debatemos sobre o estágio atual da obra, revisando o que já foi feito até aqui e o que está por vir. Contamos nesta reunião além da presença dos associados da ASSEMPLES, representantes da Empreiteira construtora da Obra, representante da SETOP, DER, da SEDEC - Prefeitura de Vitória, representantes da Câmara de Vereadores de Vitória, engenheiros e arquitetos. Na ocasião a ASSEMPLES agradeceu o apoio e a boa vontade de todos os envolvidos na obra atualmente, pois com o esforço de cada pessoa, cada órgão em particular, tem-se feito a diferença, e possibilitado os acontecimentos de avanço nesta etapa que estamos hoje. Explanado com propriedade pelo representante da construtora o atual estágio e ações da obra, o representante da SETOP confirmou a disposição da secretaria de dar a melhor contribuição possível para esta importante obra. A representante da SEDEC de igual forma, afirmou que a secretaria está à disposição dos lojistas quanto às questões das calçdas, estacionamentos frontais e laterais, para viabilização através dos projetos de cada loja. Mais uma vez a ASSEMPLES, ao se aproximar o fim de mais um ano, agradeceu o empenho e a contribuição de todos. Juntos, somos mais fortes!

Veja mais

OBRA VAI AVANÇAR ATÉ A RUA JOSÉ FARIAS

26 de Outubro de 2015

A convite do Secretário de Estado, Sr. Paulo Ruy, representantes da ASSEMPLES se reuniram dia 26/10/2015 na SETOP, onde nos foi informado os seguintes assuntos:

  1. O Governo do Estado já está em negociações avançadas com a EDP Escelsa, no que diz respeito à relocalização dos postes da avenida Leitão da Silva, faltando poucos detalhes para finalização e estando a verba já garantida pelo Estado para a execução.
  2. A Prefeitura de Vitória concluiu os estudos dos projetos entregues pelos empresários em atendimento à portaria da PMV 31/2015, e autorizou o prosseguimento das ações de finalização do assentamento dos meio-fios e sendo que, o logista que teve o seu projeto aprovado, poderá explorar o estacionamento frontal.
  3. A obra encontra-se em um excelente ritmo, ponderou o secretário, necessitando avançar mais, saindo do trecho interditado atualmente da Rua das Palmeiras e seguindo até a nova caixa de junção, em frente aos Correios, na Rua José Farias. Reter o avanço neste estágio, contribuiria para atraso da obra.

Veja mais

REPRESENTANTES DA ASSEMPLES REINVINDICAM ESTACIONAMENTO FRONTAL

24 de Setembro de 2015

Em mais uma reunião com o Secretário Paulo Ruy em 24/09/2015, representantes da ASSEMPLES apresentam a mesma pauta que será discutida com o departamento de posturas da Prefeitura de Vitória. Dentre os principais assuntos discutidos estão:

  1. Largura da calçada de pedestre com 1,50mts e não 2,35mts.
  2. Plano consistente para absorver a carga e descarga dos logistas.>/li>
  3. Alteração do rebaixamento para 100% e não 50% conforme é atualmente
  4. Cópia do projeto da segunda etapa, que será aprovada neste mês de setembro de 2015, segundo o Secretário. O Secretário recebeu nossos pleitos com muita seriedade e disse que estará trabalhando o possível
    para que fossem atendidos.
  5. Veja mais

REUNIÃO COM O SECRETÁRIO PAULO RUI E A P.M.V.

28 de Agosto de 2015

Reunião com o Secretário Paulo Rui e a PMV, promovida pela ASSEMPLES em 28/08/2015:
- O Secretario Paulo Rui informou na reunião que a obra está num ritmo muito bom. Foi informado pela Prefeitura que a calçada deve ter a largura mínima de 1,50mts para o pedestre e discutirá caso a caso com cada lojista se há possibilidade de estacionamento frontal. Que a largura total da avenida deveria ser de 28m. No afastamento frontal (recuo) a legislação de Vitória não permite estacionamento, o que significaria acabar com o comércio na Avenida Leitão da Silva, pois é uma via com quase a totalidade de lojistas com estacionamento frontal. A representante da Prefeitura de Vitória ainda informou que serão criadas 430 vagas de estacionamento rotativo para acesso à Av. Leitão da Silva , até dezembro/2015.

Veja mais

INADMISSÍVEL O MEIO-FIO LEVANTANDO EM FRENTE AS LOJAS

27 de Julho de 2015

O levantamento do meio-fio em frente aos estabelecimentos com os estacionamentos frontais é um absurdo. Provoca a antecipação de um debate antigo que é a questão dos estacionamentos frontais e área de carga e descarga, onde quem sai prejudicado são os lojistas. A posição da ASSEMPLES é que todas as lojas que tem estacionamento frontal, deve ser colocado o meio-fio rebaixado, a fim de permitir a entrada dos veículos dos clientes, haja vista que a empreiteira também não pode ter seu serviço prejudicado e deixar de assentar o meio-fio neste momento. Futuramente, cada lojista discute sua situação com a Prefeitura.

Veja mais

REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS DA PREFEITURA SE REUNEM COM ASSEMPLES

14 de Julho de 2015

Uma reunião conjunta foi promovida pela ASSEMPLES com diversas secretarias da prefeitura, principalmente as que impactam na avenida Leitão da Silva em obras, como por exemplo a de trânsito, meio-ambiente, obras públicas, saúde pública e desenvolvimento da cidade, onde foram tratados pontos relevantes, como trânsito, dengue, sinalização e parcelamento de ISS, entre outros. Foi exposto e cobrado aos nossos governantes a promessa da execução das obras por etapas, sendo prioridade para o comércio o fechamento das frentes abertas antes de abrir novas frentes, e a necessidade de especial atenção à manutenção do estacionamento frontal dos lojistas.

Veja mais

A LENTIDÃO PROVOCADA PELA FALTA DE PLANEJAMENTO

10 de Julho de 2015

É notório as dificuldades enfrentadas pelos logistas da avenida Leitão da Silva, moradores, usuários da via e clientes que compram na região. Mas notório mesmo, é o desencontro e surpresas de gestão da obra pelo DER e Empreiteira. A obra caminha muito devagar, com atraso no fechamento das frentes abertas existentes, e o esperado avanço da interdição que compreende da rua das Palmeiras até o "piscinão" só provocaria mais transtornos e demora nos serviços. A Assemples não concorda com o avanço até o piscinão. Esta obra deveria ser concluída dia 03 de setembro de 2015. A partir daí, estamos no atraso. Ela tem muitas frentes abertas, atualmente com poucos funcionários trabalhando e muito reserviço. O DER fala que vai avançar, contudo puxa o freio de mão.

Veja mais

REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DA OBRA COM A CONSTRUTORA

23 de Junho de 2015

A situação atual é que hoje temos três células de galeria até o posto Leitão, que deverão chegar até a Pólen. Estamos na estaca 62. A construtora seguirá até a estaca 123 (Rua Arlindo Sodré) com duas células. Na rua das Palmeiras está a estaca 110, onde teremos a grande caixa (piscinão) de 70X18mts. A construtora irá com a terceira célula até a estaca 75, em frente à Pólen. Atualmente a construtora está com sessenta funcionários na obra, limitados à frente de trabalho atual; Temos muitas surpresas diárias na obra, principalmente subterrâneas, que causam transtornos para os usuários da via e atrasos no andamento da obra. Até agora já detectamos dezoito interferências não previstas; Hoje estamos cavando em frente à Walkimar Pneus. A primeira e a segunda galeria seguirão até o piscinão.

Veja mais

CAMPANHA VENHA PRA LEITÃO DA SILVA

18 de Junho de 2015

Os comerciantes da avenida Leitão da Silva tem procurado informar seus clientes que mesmo com as obras, é possível o acesso aos estabelecimentos. "Estamos em campanha. Campanha de abraçarmos esta causa em prol de aumentarmos a frequência de clientes e não de usuários da via que vão para outros bairros ou fogem da Reta da Penha". A situação do comércio local que sofre com a atual conjuntura econômica, se agrava por causa das obras e as promessas do DER de fechamento das extensivas frentes abertas não tem sido ágeis.

Veja mais

REUNIÃO DA ASSEMPLES NA SETOP

13 de Maio de 2015

O novo cronograma de obras da Avenida Leitão da Silva foi apresentado em 13/05/2015, em primeira mão pelo Secretário Paulo Ruy Carnelli à ASSEMPLES, numa reunião juntamente com a SETOP e o DER, valorizando positivamente nossa associação.

Veja mais

EMPREITEIRA DA OBRA EXPLICA ATRASO

05 de Maio de 2015

Em reunião com associados na sede da ASSEMPLES, empreiteira explica atrasos e desencontros na obra. Estiveram presentes representantes do DER, Prefeitura de Vitória e Câmara de Vereadores.

Veja mais

ANIVERSÁRIO ASSEMPLES

15 de Março de 2015

A ASSEMPLES realizou um churrasco no dia 12/03/2015 comemorando o seu primeiro aniversário, e estiveram presentes todos os associados, representantes da Câmara de Vereadores de Vitória, representantes da Prefeitura de Vitória, o secretário de Transportes e Obras Públicas (SETOP), representantes do Departamento de Estrada e Rodagens (DER), o vice governador do Estado do Espírito Santo, onde também foram convidados os empreiteiros e todos funcionários envolvidos na obra da Avenida Leitão da Silva. Por ocasião o presidente da ASSEMPLES fez uso da palavra agradecendo a todos e reforçando a importância e a força da Associação na Avenida Leitão da Silva e imediações.

Veja mais

INÍCIOS DOS TRABALHOS DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA AVENIDA LEITÃO DA SILVA

09 de Janeiro de 2014

O então governador em exercício, Renato Casagrande, em Cerimônia na avenida, onde estiveram presentes várias autoridades, como Secretários de Estado, Deputados Estaduais, o Prefeito da cidade de Vitória Luciano Resende, vários vereadores, lançou a ordem de serviço para os inícios dos trabalhos das obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva.

Veja mais

VOCÊ SABIA QUE A LEITÃO DA SILVA TAMBÉM É AVENIDA NORTE-SUL?

05 de Setembro de 2010

Até meados da década de 70, a Avenida Leitão da Silva era conhecida por Norte-Sul, pois fazia a ligação entre os extremos de Vitória

MURILO CUZZUOL - GAZETA ONLINE

Se alguém lhe disesse que Vitória possui duas avenidas Norte-Sul, você acreditaria? Pode parecer estranho, mas a movimentada avenida Leitão da Silva já foi conhecida por Norte-Sul, até meados da década de 70.

Para descobrir quem foi Leitão da Silva, a reportagem entrevistou o historiador Fernando Achiamé e também pesquisou no acervo da Rede Gazeta.

De acordo com o Achiamé, em 1896 quando o engenheiro Saturnino de Brito projetou a região que atualmente engloba os bairros Horto, Santa Lúcia, Praia do Suá, simultaneamente construiu uma via que ligava Vitória de norte a sul e assim passou a ser chamada a rua recém construída.

Este nome prevaleceu por muito tempo e apenas nos anos 70, quando a avenida foi ampliada e ganhou calçamento, que passou a ser chamada de Leitão da Silva. Neste mesmo período foi construído o valão que separa os dois sentidos da via pública. Também foi nesta época que os automóveis começaram a seguir pela avenida recém reformada, substituindo os tradicionais bondes que circulavam pela região.

Mas você conhece a pessoa que dá nome a esta avenida? Francisco Antônio Leitão da Silva foi um importante militar capixaba que liderou as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai em 1865, participando da Batalha de Riachuelo. Leitão da Silva morreu no Paraguai no ano de 1867. E pelos serviços prestados ao Brasil a avenida Norte-sul recebeu o nome Leitão da Silva.

Francisco Antônio Leitão da silva era filho de Antônio Leitão da Silva, um importante político, com grande influência no período imperial. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) a avenida possui pouco mais de três quilômetros e atravessa os bairros Andorinhas, Praia do Suá, Santa Lúcia, Gurigica, Santa Luzia e Itararé.

Veja mais