DIRETORIA DA ASSEMPLES SE REÚNE COM O COMANDO DA 3ª CIA DA PM A RESPEITO DO ATO CRIMINOSO DE 14/02/2020, SEXTA, NA VIA

19 de Fev de 2020
Bootstrap Slider

A Diretoria da Assemples se reuniu terça, dia 18 fevereiro 2020 com o Comandante da Terceira Companhia, responsável pela região da avenida Leitão da Silva, Capitão Sampaio. Esta Cia atualmente é comandada pelo Coronel Borges, e estava também presente o Sargento Sérgio.

Com muita dedicação, o Capitão Sampaio expôs a situação do morro da Gurigica e as ações presentes de repressão ao crime organizado e atenção à comunidade que tem sido dado pela corporação e o Governo do Estado.

Primeiramente, a Assemples, mais uma vez, colocou em pauta a reivindicação de um módulo policial fixo no centro da avenida Leitão da Silva! A Associação se colocou à disposição para tentar viabilizar este pleito. As duas saídas principais do morro em que os miliantes tem usado para praticar atos de vandalismos tem sido na rua paralela à Pólen e a MilLâmpadas.

Em segundo lugar, foi questionado o tempo que as viaturas demoraram para chegar e foi justificado que o acesso à via estava congestionado, e as viaturas estavam agarradas no final do engarrafamento da via. Observa-se que não há um plano tático eficiente para a via caso aconteça novamente. O capitão Sampaio explicou que hoje o efetivo da PM em geral e em sua Cia está muito reduzido, com dificuldades de atender à demanda capixaba.

Em terceiro lugar, a Cia se comprometeu a orientar as viaturas que peguem mais a rota da avenida Leitão da Silva para aumentar a sensação de segurança e patrulhamento.

Em quarto lugar, a Assemples informou que irá oficiar o comando da PM solicitando mais providências eficientes quanto à prevenção para que não ocorra este infortuito novamente.

A ação criminosa de 14/02/2020 teve início às 8:38 e as 8:49 eles já haviam se evadido para o morro, devido à intervenção de um policial civil. Durou então 11 minutos. A via já estava liberada e fluindo às 9:34, ou seja 56 minutos após ao início da ação criminosa. Várias viaturas permaneceram durante todo dia na Leitão. No entanto, a insistente repercussão negativa durante o dia pela imprensa, inibiu em 90% o fluxo de carros da via durante o dia. As grades de ferro da ciclovia favoreceram a bandidagem, tornando os motoristas reféns.