NOTÍCIAS 2018

FIM DE GOVERNO SEM FIM DA AVENIDA

25 de Set de 2018

O que parecia que inevitável acontece mais uma vez. A praticamente três meses do fim do mandato do governo atual a av. Leitão da Silva fica pelo caminho. Fica pelo caminho dos comerciantes, clientes, comunidade e usuários da via, inacabada. Muita coisa boa foi feita, reconhecidamente, houveram muitos ganhos com certeza, contudo os prejuízos são visíveis e contabilizados nos balanços dos empreendedores da região. A Assemples promoveu uma reunião com todos os players envolvidos nesta importante obra. Estavam presentes do Secretário de Estado da SETOP atual sr. Paulo Rui Carnelli, o vice-prefeito e secretário municipal da SEDEC Sérgio Sá Freitas, Diretor do DER Gustavo Perin, com suas equipes e o Eng. Juliano da Duto Engenharia. Todos puderam expor suas visões sobre o andamento atual da obra. Na reunião, mediada pelo Conselho da Assemples, fomos levados a um consenso da necessidade de todos andarem em acordo para que o término da obra da Leitão seja o mais breve possível dentro do ano de 2019. Ficou acertado que todas as frentes atualmente abertas serão concluídas (da Eletromil até o Cias) ainda em 2018. O DER garantiu isso na reuinião. A Assemples reforçou ao fim da reunião que o principal é que haja sintonia entre todos os envolvidos na obra e que a lentidão foi um marco na execução da obra pela Duto Engenharia. Precisa-se impor daqui pra frente um ritmo muito maior do que o atual, seja com a empreiteira atual ou não. Hoje temos poucos 84 homens na obra (quantidade média em toda a obra). Em dezembro de 2017 a Leitão tinha 121 comércios abertos e funcionando. É muita gente impactada por esta obra. Em março de 2019 completam cinco anos de obra. É uma marca desatrosa. Não podemos desistir. Dependemos da Leitão para nosso negócio. É por isso que estamos aqui, reunidos, associados. Cada dia é um dia. Que venham dias melhores!!

Veja mais

PATINANDO NO CRÉDITO

05 de Set de 2018

O Banco Central divulgou em 30/08/2018 o saldo total das carteiras de crédito do sistema financeiro, na marca de 3,125 trilhões. Ainda, aposta que o crédito seguirá uma trajetória de gradual recuperação, apesar das incertezas do período eleitoral, ainda, acompanhado de juros mais baixos, queda na inadimplência e retomada da atividade econômica.

Deste total de crédito tomado, aproximadamente 50%, 1,562 trilhão é o chamado crédito direcionado, empréstimos concedidos a taxas subsidiadas (Os principais são: BNDES 40%, imobiliário 38% e rural 15%), que não sofrem a variação da Selic (taxa básica de juros) o principal instrumento para combater a inflação.

Do outro lado, os outros 50% estão os usuários do crédito livre. Pequenas e médias empresas que pegam Capital de Giro nos bancos para o seu fluxo de caixa, rotativos do cartão de crédito, usuários do cheque especial, crédito direto ao consumidor, que não tem acesso ao subsídio do BNDES e onde o Banco Central mantém os juros altos para controlar a inflação.

Apesar do otimismo dos economistas do BC é bem provável que este ritmo de aparente estagnação perdure até o fim do ano de 2018 e adentre 2019. Considerando que uma empresa precisa investir pois é uma mola de sobrevivência (quem não cresce, desaparece) por qualquer ângulo de avaliação, o recomendável é esperar para iniciar novos projetos. Isso não quer dizer que a qualidade dos projetos são ruins, mas, neste cenário é imprescindível zelar pela geração de caixa.

Como estamos falando de crédito, se sairá melhor quem vender para quem paga em dia. Fazer negócio com quem atrasa ou não irá pagar encarecerá sua operação corroendo a rentabilidade do negócio.

Glaicon L. Baptista é Conselheiro da Assemples
Contato@assemples.com.br

Veja mais

4º ANIVERSÁRIO DA ASSEMPLES

27 de Jul de 2018

Foi com muita alegria e descontração que a Assemples comemorou seu quarto aniversário em julho de 2018 no espaço Gourmet do associado Composé.

Na ocasião estiveram presentes vários associados. O presidente Wellington não pode estar presente e na abertura esteve com a palavra o conselheiro e tesoureiro Glaicon Baptista que deu as boas vindas à todos e reforçou as conquistas de infra estrutura e a importância de crescer no associativismo. Reforçou ainda que o trabalho como associação não pode acabar junto com a obra, mais deve ampliar suas ações para a segurança e desenvolvimento dos negócios de todos associados. "Temos várias ações planejadas para a Nova AV. Leitão da Silva", disse. Ponderou que não se está comemorando o atraso de obra mais sim, quatro anos de convivência e conquistas de um grupo de empresários que resolveu fazer diferença.

Logo em seguida o Eng. Juliano deu uma palavra parabenizando a Assemples, seguida pela sra Lenize Loureiro.

Ainda o diretor do DER Ênio Bergoli reforçou o compromisso de concluir a obra da AV. Leitão da Silva até o início do ano que vem. Reforçou que não faltarão recursos e nem empenho. Parabenizou a Assempes pela importância que tem sido como voz das empresas, comunidade e clientes da AV. Leitão da Silva.

Por último, o associado Bruno Denardi pontuou como a convivência com os associados nas reuniões e projetos, melhorou a amizade entre os empresários e que há muito ainda por conquistar.

Finalizou, convidando a todos a participar de um delicioso coquetel.

Veja mais

LEITÃO DA SILVA - UM DESAFIO DE PLANEJAMENTO

18 de Jul de 2018

A obra da avenida leitão a Silva tem sido uma provação e tanto. Para nós comerciantes instalados há mais de 30 anos no local até consideramos que um dia a via precisaria ser reformada, mas cinco anos de obra (completa em 12/03/2019) ninguém esperava. Muitos comerciantes ficaram pelo caminho, outros estão prospectando para se instalar na Leitão. É a ordem natural das coisas. É não dá para dizer que foi falta de empenho porque não foi. Acompanhamos desde o início da obra e diga-se de passagem pela primeira vez vimos um novo governo se empenhar para concluir uma iniciativa de um governo anterior, com o total comprometimento do secretário da pasta. O problema, não é do município, nem do Estado. É do Brasil. Falta de planejamento. Uma matéria que ao que parece a maioria do brasileiro ficaria reprovado. Começa de forma precária e vai atropelando esperando que um dia termine. Temos inúmeros exemplos pelo Brasil. Hoje, na Leitão, temos 15% da obra da segunda etapa concluídas, 1.702 peças de galerias para serem instaladas, pouco mais de 80 homens na obra, com previsão até o fim do mês de julho da conclusão do binário do colégio estadual e do trecho em frente ao Cias para se dar início a interdição do início da Leitão com 420 estacas para fixar e vários postes para relocalizar. Hoje com 128 comércios a Leitão tem 29 pontos comerciais para alugar. Os empresários e colaboradores sofredores da Leitão da Silva permanecem firmes, dando o melhor de si para atender seus clientes, pois terminar a Leitão da Silva será uma vitória para Vitória.

Veja mais

A GREVE DOS CAMINHONEIROS

28 de Maio de 2018


Hoje estamos no sétimo dia da greve dos caminhoneiros no Brasil. O prejuízo para a economia brasileira é inegável, contudo, é uma reinvindicação mais do que justa. Uma categoria que depende muito do óleo diesel para sua atividade, dentre outras coisas, mas este, em especial tem sido largado de lado pela nossa estatal (e não adianta dizer que o diesel subiu menos que a gasolina). A Petrobrás não tem sido muito responsável com a missão que povo brasileiro confiou a ela.

Depois de ser irresponsavelmente saqueada por um governo descomprometido com o Brasil, agora está querendo mostrar serviço para os investidores externos, e por isso adotou uma política de reajustes diários de preços como forma de amenizar o seu prejuízo. Seu presidente quer mostrar eficiência e para isso precisa dar lucro. Nós também gostaríamos de ter lucro desde 2014, o que não tem acontecido e está longe de acontecer. A Petrobrás no mínimo deveria operar no zero a zero e bancar a variação do câmbio provoca pela oscilação do dólar no mercado externo.

Muito justa a reinvindicação da categoria caminhoneiros de acabar de imediato com o imposto da CIDE, PIS, COFINS e ainda os Estados se mobilizarem para reduzir o ICMS que hoje tem alíquota entre 30% e 32%. Agora, é absurdo reonerar a folha das empresas privadas no país para pagar esta conta. Não podemos absorver mais este custo. A Petrobrás tem margem para reduzir seus custos, enxugar os seus quadros e utilizar sua tecnologia mais eficientemente, mas com o presidente atual da estatal, dificilmente isto vai acontecer.

SOMOS CONTRÁRIOS A QUALQUER TIPO DE AUMENTO DE IMPOSTO. Já estamos no limite do limite. O governo federal tem um mandato a cumprir até outubro de 2018, e para isso precisa tomar medidas que garantam o funcionamento do país e não só da economia e para isso não precisa espremer os caminhoneiros, pois a categoria já está no "bagaço".

Parece que a nossa Petrobrás só vai trabalhar pelo povo brasileiro quando for privatizada. Até lá, nós, empresários, não queremos mais pagar a conta dela.





ASSEMPLES - Associação das Empresas da Avenida Leitão da Silva.

Veja mais

FORTES CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS NA GRANDE VITÓRIA - AV. LEITÃO DA SILVA RESISTE

16 de Abril de 2018

As fortes chuvas da madrugada de segunda-feira de 16/04/2018, deixaram a Grande Vitória e o Estado do Espírito Santo em alerta. A av. Leitão da Silva até que está resistindo bem, funcionando a drenagem já implantada nas galerias. As redes de esgoto no sentido Cézar Hilal x Maruípe ainda não estão totalmente interligadas, o que está causando pontos de alagamentos neste lado da via, abastecido pelas águas que descem do morro da Gurigica. O DER afirma que "O sistema de drenagem da Av. Leitão da Silva só está completamente ligado na pista da direita que tem comportamento excelente pelo volume de precipitação atual". Segundo a CBN, há situações de alagamento na Avenida Cezar Hilal onde é impossível transitar e as avenidas Beira-Mar, Avenida Vitória e Marechal Campos também estão completamente alagadas. Bairros como Enseada do Suá, Praia do Suá, Fradinhos, Bento Ferreira, Mata da Praia e Ilha de Santa Maria também têm ruas alagadas.

A Av. Leitão da Silva está resistindo. Esperamos que esta obra que irá contribuir muito com a drenagem de águas pluviais de nossa capital termine o mais breve possível.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE ENCONTRO COM TODOS OS PLAYERS ENVOLVIDOS NA OBRA DA AVENIDA LEITÃO DA SILVA

08 de Março de 2018

Obra Metropolitana nenhuma é fácil. Não seria diferente com a avenida Leitão da Silva. Muitos atropelos fizeram a obra demorar 4 anos. E não é por falta de recursos, pois o governo do Estado cuidou desta parte com muita habilidade. Mas, em se tratando da execução, que contempla alteração de projeto para inclusão de galerias pluviais, manutenção de trânsito de veículos e manutenção de acessos aos clientes dos comércios às lojas, não tem sido tarefa fácil. Mas diga-se de passagem, até aqui têm-se avançado muito. Estamos na tão anunciada segunda fase. Numa iniciativa inédita, a ASSEMPLES conseguiu reunir hoje, num só horário, todos os principais entes envolvidos na execução da Obra da avenida Leitão da Silva: SETOP, DER, SEDEC, SETRAN, Empreiteira, EDP, CESAN, Associados e principais comércios da Avenida Leitão da Silva. O comprometimento de todos faz a diferença no sucesso do término desta obra! Nesta reunião, O Secretário Municipal Tyago Hoffmann disse estar afinado com a SETOP sobre as ordens de liberação das frentes de trabalho, A Secretária Municipal Lenise Loureiro disse que a prefeitura está junto com o governo e o comércio e dará todo apoio possível, O diretor do DER Ênio Bergoli disse que conseguirá recuperar os 15 dias de atraso do cronograma de execução e o Secretário de Estado Paulo Rui, disse que se empenha pessoalmente junto com todo o governo para que a Obra termine até dezembro de 2018. O presidente da Assemples, Wellington Gonçalves disse que o que os comerciantes precisam é disso: Cooperação de todos os envolvidos para a que a obra acelere e termine em 2018. É o que queremos.

Veja mais

ASSEMPLES PROMOVE REUNIÃO COM SETOP E DER

28 de Fevereiro de 2018

No dia primeiro de fevereiro de 2018 estiveram reunidos no auditório da Assemples todos os envolvidos na obra da avenida Leitão da Silva. Estavam presentes a Setop, com a presença do Secretário Paulo Rui e o engenheiro Chamom, o DER com a presença do diretor Ênio Bergoli, a Duto Engenharia com a presença do engenheiro Juliano e do empresário Totonho. Ainda estavam presentes a diretoria da Assemples e diversos associados. Foi explanado detalhadamente a todos os presentes pelo Eng. Juliano como será executada a segunda etapa, seguido dos discursos do sr. Ênio e do sr. Paulo Rui este, reafirmou a todos os presentes que não medirá esforços para que esta obra termine em dezembro de 2018. O conselheiro da Assemples, sr. Glaicon, reforçou em nome de todos os associados que esta obra já está no limite dos comerciantes, e ela precisa terminar em 2018.

Veja mais

ASSEMPLES SE REÚNE COM A POLÍCIA MILITAR

16 de Janeiro de 2018

Segurança Pública é um assunto complicado no Brasil. Em se tratando do Estado do Espírito Santo, mesma coisa. Se olharmos para os dois últimos meses da avenida Leitão da Silva então nem se fala! Há diversos casos de insegurança pública, que tem se agravado com o extenso canteiro de obras, com materiais ao longo de quase três quilometros da Avenida Leitão da silva.

Pela manhã, furtos contra os moradores do bairro, funcionários das empresas; atos de vandalismo praticados por bandidos. À noite, acrescente tudo isso ao crescente aumento de "nóias" pelos pontos escuros da via, furtando materiais, ferro, madeira, tudo que encontrar pela frente no canteiro de obras e ainda invasões nos finais de semana e à noite aos estabelecimentos comerciais pelos telhados, portões laterais, etc. No final do ano tivemos o lamentável evento de "ordem de fechar" o comércio local pelo tráfico acrescido de vandalismo.

A Assemples sempre esteve atenta à questão da segurança na via. Conseguimos no ano passado um ponto fixo de viatura (próximo ao Carone). No final do ano passado, conseguimos outro ponto fixo, agora próximo à Castorino. Apoiamos e acreditamos nas forças de segurança de nosso Estado.

A fim de promover melhorias quanto à segurança da nossa via de entender mais da complexidade que envolve a segurança local, a diretoria da Assemples esteve reunida no dia 18/01/2017 com o comando de operações locais da PM, no 1º BMP. Fomos muito bem recebidos pelo major Gustavo e equipe. Entregamos um ofício relatando nossos pleitos locais, dentre eles uma base fixa/módulo/guarita na Leitão. Ouvimos do comando que a PM está atenta e quer fazer a sua parte mantendo a ordem local para dar tranquilidade a todos os que frenquentam a via. Também, que tem feito e fará incursões nos morros adjacentes com frequência, a fim de desbaratar atitudes intimidadoras e sem fundamento.

Por fim, combinamos em estreitar os laços, melhorar a nossa comunicação entre PM e Assemples e que devemos registrar toda e qualquer ocorrência local com "boletim de ocorrência".

Veja mais

ASSEMPLES INTERMEDIA REUNIÃO COM A COMUNIDADE

04 de Janeiro de 2018

A pedido da construtora Duto Engenharia, ocorreu no dia 04/01/2018 na sede da ASSEMPLES, reunião com todos os líderes comunitários do entorno da avenida Leitão da Silva. O Engenheiro Juliano explanou detalhes de como ocorrerá a segunda etapa da obra e respondeu todos os questionamentos e anotou todos os pedidos colocados na reunião. Esteve presente toda a diretoria da ASSEMPLES, bem como vários associados, representantes do DER, da SETOP e a vereadora Neuzinha. A reunião transcorreu em tom de seriedade e o governo reafirmou o compromisso com todos os presentes que a obra será entregue em dezembro de 2018.

Veja mais