NOTÍCIAS 2014

INÍCIOS DOS TRABALHOS DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA AVENIDA LEITÃO DA SILVA

09 de Janeiro de 2014

O então governador em exercício, Renato Casagrande, em Cerimônia na avenida, onde estiveram presentes várias autoridades, como Secretários de Estado, Deputados Estaduais, o Prefeito da cidade de Vitória Luciano Resende, vários vereadores, lançou a ordem de serviço para os inícios dos trabalhos das obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva.

Veja mais

VOCÊ SABIA QUE A LEITÃO DA SILVA TAMBÉM É AVENIDA NORTE-SUL?

01 de Janeiro de 2014

Até meados da década de 70, a Avenida Leitão da Silva era conhecida por Norte-Sul, pois fazia a ligação entre os extremos de Vitória

MURILO CUZZUOL - GAZETA ONLINE

Se alguém lhe disesse que Vitória possui duas avenidas Norte-Sul, você acreditaria? Pode parecer estranho, mas a movimentada avenida Leitão da Silva já foi conhecida por Norte-Sul, até meados da década de 70.

Para descobrir quem foi Leitão da Silva, a reportagem entrevistou o historiador Fernando Achiamé e também pesquisou no acervo da Rede Gazeta.

De acordo com o Achiamé, em 1896 quando o engenheiro Saturnino de Brito projetou a região que atualmente engloba os bairros Horto, Santa Lúcia, Praia do Suá, simultaneamente construiu uma via que ligava Vitória de norte a sul e assim passou a ser chamada a rua recém construída.

Este nome prevaleceu por muito tempo e apenas nos anos 70, quando a avenida foi ampliada e ganhou calçamento, que passou a ser chamada de Leitão da Silva. Neste mesmo período foi construído o valão que separa os dois sentidos da via pública. Também foi nesta época que os automóveis começaram a seguir pela avenida recém reformada, substituindo os tradicionais bondes que circulavam pela região.

Mas você conhece a pessoa que dá nome a esta avenida? Francisco Antônio Leitão da Silva foi um importante militar capixaba que liderou as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai em 1865, participando da Batalha de Riachuelo. Leitão da Silva morreu no Paraguai no ano de 1867. E pelos serviços prestados ao Brasil a avenida Norte-sul recebeu o nome Leitão da Silva.

Francisco Antônio Leitão da silva era filho de Antônio Leitão da Silva, um importante político, com grande influência no período imperial. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) a avenida possui pouco mais de três quilômetros e atravessa os bairros Andorinhas, Praia do Suá, Santa Lúcia, Gurigica, Santa Luzia e Itararé.

Veja mais